quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MUNDÃO TÃO PEQUENINO


Jornalista parece que atrai notícia.Estou na Europa seguindo as pegadas do Lula.Mas as vezes a notícia aparece de repente,quando a gente menos espera.Senão vejamos....
Quarta à tarde,Estocolmo.Pego um taxi para o Aeroporto.O destino,Berlin.O motorista típica da Europa:quieto e com cara de alguém do Oriente Médio.A viagem é longa.Meia hora.Tudo segue normal.De repente o telefone dele toca.....
Nem reparo,mas ele muda de fisionomia.Fica contente,exultante.Repete estranha palavras num idioma que descubro depois,é persa.Ele se vira pra mim e me oferece um docinho,dessas balinhas arábes com pistache.Recuso,ele insite.Aceito.
Mais dois minutos e o telefone toca novamente.Ele começa a chorar.Me passa o celular.Do outro lado da linha uma mulher se identifica como filha do motorista.Ela diz que ele fez questão que falasse com ela para dividir a alegria.O iraniano chora de felicidade.Ainda estou confuso.
Ele me explica que saiu do Iran treze anos atrás.A filha está em Londres.Estuda economia.A felicidade é porque ele recebeu a notícia que trinta amigos dele,perseguidos políticos no Iran foram libertados pelo governo e vão poder deixar o país.A mulher do motorista estava há trinta dias em greve de fome para protestar.
É o dia mais feliz da vida ,diz o motorista.Brinco dizendo que ele deve tirar o dia livre.Na chegada ao aeroporto faz questão de me mostrar um cartaz com as fotos dos perseguidos políticos que ganharam a liberdade.
Se despede com um abraço apertado.Tinha dividido com um estranho brasileiro um dia tão especial.Sigo pra Berlin mas deixo uma parte dos meus pensamentos no banco daquele taxi sueco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário